Quanto ao processo de douração no ícone já tratamos outras vezes (nas postagens A douração e Douração - vídeos em italiano), mas voltaremos a tratar aqui pois o dourado no ícone tem uma espiritualidade profundíssima, já que é a própria Lux Dei.
Os materiais para esta etapa são:
- Bol de Armênia (preparado);
- Cola de coelho (20 grãos);
- Pincel macio (pelo de marta);
- Lixa d'água n. 1200;
- Folha de ouro;
- Brunidor de ágata;
- Álcool;
- Algodão (em bolinha).
Com o Bol de Armênia já preparado passar finas camadas sucessivas, usando o pincel de pelo de marta e deixar secar naturalmente.
Depois que estiver bem seco, usar a lixa d'água para deixar a superfície do Bol de Armênia bem liso e certinho. Se observar de não estar completamente liso será necessário passar outra demão do Bol até que esteja uniforme e liso.
Para aplicação da folha de ouro é necessário preparar a água com os 20 grãos de cola de coelho acrescidos em 10 ml de água. Deixar hidratar bem e, depois, dissolver em banho-maria e acrescentar mais 5 ml de álcool. Essa será a solução para molhar o Bol durante a colagem da folha de ouro, conforme os porcedimentos indicados nas postagens anteriores, atentando-se apenas para a absorvição do excesso de água (caso haja), que deverá ser feita com a bolinha de algodão.


Ícone do século XII, leva o nome da cidade russa em cuja catedral o ícone se encontrava antes de ser transferido para Moscou. O tamanho original é de 110 x 70cm. Nós escolhemos interpretar somente o detalhe acima nas dimensões de 40 x 30cm (dimensões externas) e uma margem de 3 cm. 
 
Com um pincel limpo e macio passar diretamente o verniz mordente, pelo menos duas demãos, no levkas e deixar secar e ficar no estado de aderência.
O acabamento brilhante como o de um espelho pode ser produzido esfregando um BRUNIDOR DE ÁGATA assim que estiver seca. Se houver qualquer humidade no bol, o brunidor irá rasgar a douração em vez de poli-la.
