"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Primeira Luz

O que precede as cores de base numa inscrição de ícone são as primeiras aclariações ou primeiras luzes. Essas "luzes" são tons mais claros da cor de base que serão aplicadas em camadas finas por cima, formando uma espécie de mancha clara dando um primeiro formato do que será clareado até o final da pintura.

A técnica e a teologia do ícone se apoiam mutamente. Da obscuridade emerge a luz, as trevas desaparecem porque Deus se encarna iluminando o mundo.

Como forma de estudo pode-se usar um papel e lápis de cor (figura abaixo).



Neste estudo foi feito delimitações da primeira aclariação no rosto e que deverão ser aplicadas somente na primeira camada de luz.
A luz do rosto é acrescida somente o Amarelo de Marte ou Ocre na cor do "proplasmós" e em pouca quantidade. Por isso deve ter separada a cor base de cada parte: rosto, cabelo e vestes, ou ter em mente a dosagem de cada parte para ser refeita.
Na figura abaixo foi acrescido o Branco de Titânio nas cores estabelecidas para a túnica e o manto. Ainda não foi adicionado nenhuma cor no cabelo.
Observe que o "proplasmós" permanecerá ao fundo como uma espécie de sombra natural. Os ícones evitam as técnicas artísticas destinadas a criar uma ilusão de espaço tridimensional. A luz do ícone nunca se explica por uma única fonte de luz; a luz é tão interior à imagem como exterior a ela e ilumina a quem se põe diante do ícone.
No recolhimento e no silêncio,
nossos olhos se abrem e somos naturalmente conduzidos
pela força do Espírito à luz do ícone,
a fim de contemplar não só a face de Jesus,
mas também a luz da verdade divina.

Próxima Etapa:
Demais aclariações

Próxima Atualização:
10 de novembro '09