"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Inscrições (em grego)

Um dos problemas que a têmpera tem é que não pega em fundo de ouro. A tinta dispersa. Então eu usei tinta acrílica vermelha para fazer as linhas e as inscrições. Para quem não quiser usar tinta sintética, existem outros modos para se pintar sobre o ouro, que veremos em outra ocasião.


A linha da auréola foi feita com o "tira linhas" do compasso. O centro foi no meio do "funil" do nariz entre os olhos e, com muito cuidado foi tracejado o círculo da auréola. As linhas da cruz da mesma auréola foi feita com régua, tracejando com uma ponta seca arredondada e depois coberta, com um pincel redondo número 7, da mesma tinta vermelha. E, com o mesmo pincel e tinta, foi traçado a linha de contorno.

Quanto as inscrições em grego, foi utilizado um pedaço de folha de papel manteiga e desenhado o nome do ser representado IC XC: Jesus Cristo escrito de forma abreviada e o trigrama O WN ("O Ente; Aquele que É") na cruz da auréola e, depois, transferido para o ícone como no decalque.


Com a mesma tinta vermelha, foi traçada uma linha mais grossa (aproximadamente de 1 cm) margeando todo o ícone.

Para ver no tamanho real, clique sobre a imagem ...

Terminado de esrever o ícone, deve-se lembrar que o primeiro a rezar sobre ele deve ser o próprio iconógrafo que o escreveu, pedindo com humildade que seja perdoado os seus pecados e lembrando a intenção principal da sua oração.
"Veneramos a tua puríssima imagem, ó Bom, pedindo perdão de nossas culpas, ó Cristo Deus. Com efeito, benignamentete dignaste subir voluntariamente com o teu corpo à cruz para livrar da escravidão do inimigo os que tu plasmaste. Portanto, nós com reconhecimento a ti bradamos:
'Encheste de alegria o universo, ó nosso Salvador, que vieste salvar o mundo'".

(Apolitikion da festa de 16 de agosto)


Próxima Etapa:
Detalhe da Virgem de Vladimir