"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Demais aclariações

Para a primeira luz, como vimos anteriormente, acrescentamos na cor de base (proplasmós) do rosto o Amarelo de Marte ou o Ocre e para o manto e túnica só o Branco de Titânio. Para essa segunda iluminação do rosto, pode-se colocar um pouco mais da cor de aclariação (Amarelo de Marte ou Ocre) e ir equilibrando as passagens de cor.

Nessas passagens é necessário que o proplasmós apareça, pois dele é que surgirá os tons escuros da pele (sombra) e a primeira luz e as demais também deverão aparecer, ou seja, para cada camada de cor deverá mostrar uma parte.

Na figura abaixo foi colocada algumas iluminações no rosto, partindo do Ocre.


Essas aclariações, vale a pena lembrar, foram baseadas no modelo e que deve estar sempre do lado, pois é nele que o iconógrafo se guiará.

Na figura abaixo a atenção se volta ao manto que foi iluminado com o Branco de Titânio, acrescido à sua cor de base.



Ainda precisa fazer uma última alcariação na pele e, nesta, deverá acrescentar ao Ocre uma pequena quantidade de Branco de Titânio. Na túnica e no manto mais Branco de Titânio deverá ser acrescentado para a próxima etapa.
"Tu me chamastes, e teu grito rompeu a minha surdez.
Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira.
Espalhaste tua fragrância e, respirando-a suspirei por ti.
Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti.
Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz."
(Sto. Agostinho)

Próxima Etapa:
Grafia

Próxima Atualização:
13 de novembro '09