"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A douração


Nesta etapa de preparação que antecede a pintura do ícone, utiliza-se duas, das três formas de douração: com VERNIZ MORDENTE e com BOL DE ARMÊNIA.

Observe que o bol utilizado foi o vermelho e já preparado da APA Ferrario (Itália) e aplicado com camadas leves somente nas extremidades que formam o nimbo. Esse espaço será colocado o ouro e, posteriormente, brunido.

O fundo, a cruz e as margens do ícone serão douradas com o verniz mordente, da seguinte forma:


Com um pincel limpo e macio passar diretamente o verniz mordente, pelo menos duas demãos, no levkas e deixar secar e ficar no estado de aderência.
"Aplicar a folha de ouro, pressioná-la com um pedaço de algodão absorvente e continuar a aplicação, assegurando-se sempre de fazer coincidir cada extremidade" (Manual do Artista, Ralph Mayer).


Colocação das folhas de prata ao fundo do ícone com o mesmo método de douração com verniz mordente.


Depois da secagem total do bol de armênia, segue a aplicação da folha de ouro.

É necessário umedecer uma área do bol um pouco maior que a peça do ouro, usando um pincel macio. Com outro pincel seco pega a folha de ouro e aplica sobre o bol umedecido. O ouro será atraído a superfície como se fosse um imã, depois deve ser pressionado para baixo (não esfregado) com um chumaço de algodão absorvente.

Não é necessário se prender a imperfeições, pois poderá ser corrigida as falhas da mesma forma posteriormente.
Polimento (brunimento)
O acabamento brilhante como o de um espelho pode ser produzido esfregando um BRUNIDOR DE ÁGATA assim que estiver seca. Se houver qualquer humidade no bol, o brunidor irá rasgar a douração em vez de poli-la.


"O ouro só pode ser brunido sobre o gesso ou bol de Armênia. Na verdade é a superfície que é polida; o ouro não faz mais do que adaptar-se à textura da superfície" (Idem, Ralph Mayer).



Próxima Etapa:
Poplasmos (προπλασμός)

Próxima Atualização:
30 de outubro '09