"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A douração [Vladimir]

Quanto ao processo de douração no ícone já tratamos outras vezes (nas postagens A douração e Douração - vídeos em italiano), mas voltaremos a tratar aqui pois o dourado no ícone tem uma espiritualidade profundíssima, já que é a própria Lux Dei.



Os materiais para esta etapa são:

- Bol de Armênia (preparado);
- Cola de coelho (20 grãos);
- Pincel macio (pelo de marta);
- Lixa d'água n. 1200;
- Folha de ouro;
- Brunidor de ágata;
- Álcool;
- Algodão (em bolinha).

Com o Bol de Armênia já preparado passar finas camadas sucessivas, usando o pincel de pelo de marta e deixar secar naturalmente.



Depois que estiver bem seco, usar a lixa d'água para deixar a superfície do Bol de Armênia bem liso e certinho. Se observar de não estar completamente liso será necessário passar outra demão do Bol até que esteja uniforme e liso.



Para aplicação da folha de ouro é necessário preparar a água com os 20 grãos de cola de coelho acrescidos em 10 ml de água. Deixar hidratar bem e, depois, dissolver em banho-maria e acrescentar mais 5 ml de álcool. Essa será a solução para molhar o Bol durante a colagem da folha de ouro, conforme os porcedimentos indicados nas postagens anteriores, atentando-se apenas para a absorvição do excesso de água (caso haja), que deverá ser feita com a bolinha de algodão.

A brunição será da mesma forma que anteriormente, quando tratamos do passo a passo do ícone do Cristo Salvador (ver postagens anteriores).


Clique na imagem para ampliar.

Próxima Etapa:
Proplasmós

Próxima Atualização:
14 de janeiro '10