"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fundo [Vladimir]

Depois que eu escrevi que a próxima etapa seria o fundo do ícone da Virgem de Vladimir, eu fiquei me perguntando: Eu vou escrever uma postagem só para dizer que fiz um fundo? Então, para não ser uma postagem em vão publicarei mais alguns detalhes, tudo bem?

O fundo desse ícone resolvi fazer azul, utilizando uma mistura de

Azul Belga 80%
Azul Ultramar 20%

Para aproveitar o azul e continuar o tema do proplasmós, a próxima mistura será de

Azul Cobalto 60%
Azul Ultramar 40%

Foi feito para a grafia (linhas) da touca da Virgem e do detalhe túnica. Depois, para fazer essas sombras, foi acrescida a esta mistura uma quantidade maior de água à emulsão da têmpera. Isso faz com que a têmpera seja mais transparente.

Depois de bem seca, foi acrescida, a esta mesma mistura, um pouco mais de pigmento azul cobalto, para preencher todo o espaço com essa cor base.

Agora, o grand finale para essa postagem é o detalhe da faixa de Cristo e utilizei as cores

Verde Cromo 95%
Preto Marfim 5%

Da mesma forma anterior, contornando as linhas (grafia) e depois com a mesma mistura, porém mais aguada, preenchi todo o espaço.


Próxima Etapa:
Primeiras Aclariações
Próxima Atualização:
15 de março '10