"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

terça-feira, 16 de março de 2010

"Assist" (pintado) [Vladimir]

Assist são linhas finíssimas, geralmente em dourado, que ornamentam as vestes de Cristo, da Virgem, dos Santos e dos Anjos.

Neste ícone faremos os assists pintados, baseando em alguns ícones modernos que peguei de exemplo para facilitar na elaboração das linhas.

Os pigmentos utilizados foram:

Ocre 45%
Amarelo Cádmio 55%

Sugiro um pincel redondo, de pêlo de marta ou kolinski (para aquarela), número 02. Esse pincel é mais fino e é melhor para fazer os detalhes.

Conforme a imagem acima, vemos que o assist é aplicado com uma linha seguramente firme e sem a necessidade de outras demãos ou aclariações. Por isso, procure fazer uma mistura de pigmentos e emulsão que responda a essa exigência. Trace finas linhas na orla do manto da Virgem e nas vestes de Cristo.

Inclusive na estola verde de Cristo.

No cabelo do Cristo foi aplicado duas demãos de Terra de Sombra Queimada, como proplasmós.

A indicação da virgindade da Theotokós (estrelas da fronte e dos ombros) foi aproveitada a mesma mistura do assist e aplicado diretamente sem um desenho prévio, porém, para aqueles que não estão seguros, sugiro que desenhe a estrela num pedaço de papel vegetal do tamanho desejado e, com um lápis, decalque o desenho (relebre como fazer clicando aqui) para a pintura. Neste caso não há necessidade de tingir com pigmento o verso do papel.

Próxima Etapa:
Proplasmós pele [Vladimir]

Próxima Atualização:
24 de março '10