"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Proplasmós (προπλασμός)

Este termo em grego (προπλασμός) é utilizado na iconografia para indicar o início da pintura, propriamente dita, são as cores bases (en.: background, gr.: βασικού χρώματος) que ficarão ao fundo. Serão essas cores que formarão, no decorrer da pintura, os tons de sombra no ícone.

O termo proplasmós (gr.: προ: “antes”; πλασμα: “criatura”) já sugere um sentido espiritual para a pintura, pois é partindo dessas cores que surgem a iluminação gradativa, como veremos a seguir.


Para o ROSTO foi aplicada uma mistura de
Amarelo de Marte 80%
Terra Sombra Natural 15%
Vermelho de Cádmio 5%

No CABELO,
Terra Sombra Natural 60%
Vermelho de Cádmio 40%

Na TÚNICA,
Vermelho de Marte 60%
Amarelo de Cádmio 30%
Terra Sombra Natural 10%

No MANTO,
Azul Ultramar 70%
Verde de Cromo 10%
Preto Marfim 20%

As linhas que ficam à mostra são aquelas da grafia do desenho quando se decalcou. Como foi utilizado um pigmento de cor escura, essa cor ficará por um tempo aparecendo ao fundo da pintura, mas com as outras demãos de cores, observaremos que será necessário reforçar essa grafia para não desaparecer.
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Primeira Luz

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06 de novembro '09

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A douração


Nesta etapa de preparação que antecede a pintura do ícone, utiliza-se duas, das três formas de douração: com VERNIZ MORDENTE e com BOL DE ARMÊNIA.

Observe que o bol utilizado foi o vermelho e já preparado da APA Ferrario (Itália) e aplicado com camadas leves somente nas extremidades que formam o nimbo. Esse espaço será colocado o ouro e, posteriormente, brunido.

O fundo, a cruz e as margens do ícone serão douradas com o verniz mordente, da seguinte forma:


Com um pincel limpo e macio passar diretamente o verniz mordente, pelo menos duas demãos, no levkas e deixar secar e ficar no estado de aderência.
"Aplicar a folha de ouro, pressioná-la com um pedaço de algodão absorvente e continuar a aplicação, assegurando-se sempre de fazer coincidir cada extremidade" (Manual do Artista, Ralph Mayer).


Colocação das folhas de prata ao fundo do ícone com o mesmo método de douração com verniz mordente.


Depois da secagem total do bol de armênia, segue a aplicação da folha de ouro.

É necessário umedecer uma área do bol um pouco maior que a peça do ouro, usando um pincel macio. Com outro pincel seco pega a folha de ouro e aplica sobre o bol umedecido. O ouro será atraído a superfície como se fosse um imã, depois deve ser pressionado para baixo (não esfregado) com um chumaço de algodão absorvente.

Não é necessário se prender a imperfeições, pois poderá ser corrigida as falhas da mesma forma posteriormente.
Polimento (brunimento)
O acabamento brilhante como o de um espelho pode ser produzido esfregando um BRUNIDOR DE ÁGATA assim que estiver seca. Se houver qualquer humidade no bol, o brunidor irá rasgar a douração em vez de poli-la.


"O ouro só pode ser brunido sobre o gesso ou bol de Armênia. Na verdade é a superfície que é polida; o ouro não faz mais do que adaptar-se à textura da superfície" (Idem, Ralph Mayer).



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Poplasmos (προπλασμός)

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30 de outubro '09

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O decalque

Nesse passo para a confecção do ícone sugerimos que o iconógrafo já possua uma tábua preparada (conforme os passos indicados na página inicial: A TÉCNICA) e, tenha em mãos o desenho impresso.

O decalque é feito passando o pigmento seco por trás da folha desenhada. Eu usei o pigmento de Terra Sombra Queimada.

Fixa-se a folha na tábua, previamente preparada com levkas, com o auxílio de uma fita crepe.
Com uma ponta seca faz-se os traços principais do desenho com um devido cuidado para evitar manchas e borrões.

Observe se todas as linhas estão sendo cobertas, levantando um pouco a folha. Para este modelo, é necessário decalcar as linhas da margem e da auréola.

Terminada essa etapa, seguiremos com a douração.

Para qualquer dúvida, esclarecimento desses tópicos, comentários ou sugestões, deixo-me inteiramente ao dispor utilizando o formulário de contato.
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A douração

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23 de outubro '09

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O desenho

Para ver no tamanho real, clique sobre a imagem ...

Este desenho poderá ser impresso em uma folha de tamanho A4 e, posteriormente, ampliá-lo ao tamanho desenhado.

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O decalque

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16 de outubro '09

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cristo Salvador (Escola de Moscou)


Para ver o ícone no tamanho real, clique sobre a imagem ...

Este ícone é do séc. XVII e o seu tamanho original é de 27.6 x 21.4cm. Nós escolhemos interpretá-lo em um formato maior, de 40 x 30 cm (dimensões externas) e uma margem de 3 cm.

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O desenho


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09 de outubro '09