"Ó Mãe de Deus, fonte da misericórdia,
torna-nos dignos de tua compaixão;
volve o teu olhar para nós, o teu povo pecador;
mostra-nos, como sempre, o teu poder.
Depositando em ti a nossa esperança, nós te aclamamos:
Salve! como outrora Gabriel, o príncipe dos Anjos."

terça-feira, 25 de maio de 2010

Inscrições [Vladimir]

Esta é a última etapa para a inscrição do ícone do detalhe da Virgem de Vladimir. E, para este detalhe, deveremos saber o mínimo de grego, pois será nesta língua que escreveremos o grande título da Virgem Maria, a Mãe de Deus e seu filho Jesus Cristo. Para quem não lembra como escrever, sugiro entrar na postagem: Inscrições e o Alfabeto Grego, onde ensinamos como fazer.

As inscrições para a Mãe de Deus, assim como para o Menino Jesus, foram feitos primeiramente em um pedaço de papel manteiga num formato harmônico com o ícone.


Nesse caso não se prende com nenhuma fita aderente, mas somente com as pontas dos dedos precionam-se o papel no local onde for decalcar. Esse decalque é feito como os outros anteriores.

No momento da pintura das letras utilizei o Vermelho de Cádmio.

Assim ficou nosso ícone.


Agora, gostaria que fosse sugerido, pelos nossos leitores, o próximo ícone para escrevermos juntos. Um grande abraço a todos e, até a próxima lição de iconografia passo a passo.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Grafia [Vladimir]

Depois de um grande tempo de trabalho parado, por conta do XVI Congresso Eucarístico Nacional, que ocorreu aqui em Brasília, estamos de volta para concluir nosso ícone da Virgem de Vladimir.

Apresentaremos agora como foi feito as grafias para o rosto da Theotokos e do Menino Jesus. Para ambos fora utilizado:

60% de Vermelho de Cádmio
40% de Terra Sombra Natural


Para os detalhes mais escuros da pupila dos olhos e das linhas da sobrancelhas foi acrescido a esta mistura uma pequena parte (aproximadamente 5%) de Preto Marfim.

Essa é a etapa mais intensa na inscrição de um ícone, pois é nesse momento que se dá vida ao ícone. Um "simples ponto escuro" é capaz de fazer com que nossa oração dialogue com o expectador. E esse diálogo cobra outra oração, ou mesmo, um persignar-se.

Clique na imagem para ampliar.


Próxima Etapa:
Inscrições

Próxima Atualização:
25 de maio de '10